Os países da África já revelaram atletas incríveis – e que ficaram marcados na história do futebol mundial. Então nós pensamos: que tal elencar os melhores jogadores africanos de todos os tempos? Botamos tudo no papel e fizemos um top 10 de respeito!
Abaixo, você encontrará informações como período em atividade, nacionalidade, posição, clubes defendidos, títulos conquistados e muitas, muitas curiosidades! No final, não se esqueça de palpitar. Estamos aguardando nos comentários para debater!
O Continente Africano – apesar do preconceito e das dificuldades sócio-histórico-econômicas – sempre foi uma grande matriz do futebol mundial, tendo sido o berço de vários dos craques da história do esporte, como George Weah, Samuel Eto’o, Roger Milla, Didier Drogba, Abedi Pele e uma infinidade de outras estrelas, incluindo atuais. A lista é extensa e é possível destacar milhares de futebolistas do passado e do presente, no entanto, para tornar o recorte desta lista mais factual, decidimos focar nos 50 melhores africanos da atualidade.
O Continente Africano – apesar do preconceito e das dificuldades sócio-histórico-econômicas – sempre foi uma grande matriz do futebol mundial, tendo sido o berço de vários dos craques da história do esporte, como George Weah, Samuel Eto’o, Roger Milla, Didier Drogba, Abedi Pele e uma infinidade de outras estrelas, incluindo atuais. A lista é extensa e é possível destacar milhares de futebolistas do passado e do presente, no entanto, para tornar o recorte desta lista mais factual, decidimos focar nos 50 melhores africanos da atualidade.
A começa com Mo Salah, seu companheiro de equipe no Liverpool, mas não teve jeito: o melhor jogador africano da atualidade é Sadio Mané – inclusive, oficialmente, uma vez que ele foi eleito no ano passado (edição mais recente da premiação) o “Jogador Africano do Ano” pela Confederação Africana de Futebol (CAF). Craque, o camisa 10 é menos driblador do que seu concorrente direto, mas é mais veloz e também tem os recursos de um artilheiro, além de viver uma fase espetacular nos últimos anos. Um verdadeiro monstro da bola.
Um craque? Uma estrela? Um deus? Salah é tudo isso e muito mais. Dono de um talento fora do normal, o atacante de 28 anos tem um grande portfólio, com passagens por El Mokawloon SC, Basel, Chelsea, Roma e Liverpool (time atual), títulos e muita qualidade técnica, além de faro de gol, velocidade e inteligência tática. Sem dúvidas, um dos melhores jogadores do mundo na atualidade e o melhor egípcio da história. Vale destacar também que ele foi o grande responsável por acabar com um jejum de 28 anos da Seleção do Egito em Copas do Mundo.
O tanzaniano Samatta abre o ranking dos 50 melhores futebolistas africanos da atualidade. Artilheiro, o atacante passou por algumas equipes antes de se destacar e assinar com o Aston Villa – clube que o tirou do Genk, da Bélgica, no começo do ano. Hoje, aos 27 anos, ele segue com contrato com o clube inglês, mas atua por empréstimo no Fenerbahçe, da Turquia.
Revelado pelo Chelsea, Traoré não alcançou o nível esperado em Londres, mas teve boas passagens por Vitesse e Ajax, na Holanda, e Lyon, na França. Neste último, inclusive, ele teve sequência e apresentou um bom futebol. Aos 25 anos, o atacante defende Aston Villa.
Um nome para se observar: Moussa Djenepo. Aos 22 anos, o atacante mostra ter muito potencial e condições de crescer muito na carreira. Hoje, após temporadas no futebol do Mali e da Bélgica, a promessa atua no Southampton e tem cavado seu espaço.
Vai um gol aí? Aubameyang é há algumas temporadas um dos melhores centroavantes do mundo. Goleador nato, o gabonês passou por várias equipes (Milan, Dijon, Lille e/ou Saint-Étienne) antes de embalar no Borussia Dortmund e se firmar no Arsenal – clube atual. Lenda, o medalhão tem 31 anos e certamente é um dos grandes africanos de todos os tempos.
Flávio Amado da Silva, mais conhecido como Flávio Amado, ou simplesmente Flávio marcou três dos quatro golos de cabeça. Na Angola na Copa Africana das Nações 2006, apesar de ser mais conhecido como criador de jogadas do que como finalizador. Gosta de enfrentar a defesa adversária e fazer cruzamentos precisos. Em 2005, foi jogar no Al Ahly, aonde conquistou a Copa dos Campeões Africanos e representou o continente no Mundial de Clubes da FIFA de 2006.
Ele também marcou o único Gol de Angola em uma copa do mundo.
Flávio representou o elenco da Seleção Angolana de Futebol no Campeonato Africano das Nações de 2012. Actualmente, Flávio é treinador adjunto da equipa sénior do clube desportivo Atlético Petróleo de Luanda, vulgo Petro de Luanda, que juntamente com a sua equipa técnica, assumiram a responsabilidade em treinar a Seleção Nacional de Futebol, acumulando entretanto funções, nos dois órgãos desportivos nacionais.
Formado no Real Madrid, Hakimi não conseguiu engatar no Santiago Bernabéu. Já no Borussia Dortmund, time que defendeu por empréstimo, ele conseguiu ditar o seu ritmo e em pouco tempo se colocou como uma das grandes promessas do futebol mundial. Aos 21 anos, o versátil lateral atua na Inter de Milão e segue chamando atenção pela sua força física, habilidade, capacidade ofensiva e técnica.
Após início de carreira sem badalações, período em que atuou por Quimper Kerfeunteun FC e AC Le Havre, ambos da França, Mahrez foi para o Leicester e definitivamente encontrou o seu caminho. Em cerca de quatro anos e meio, o meio-campista deixou de valer 500 mil euros para custar 67,8 milhões de euros aos cofres do Manchester City. Lá, o argelino voou alto e se colocou entre os destaques do setor em todo o planeta. Craque!
Matip apareceu para o mundo ainda no Schalke 04, clube alemão que defendeu profissionalmente de 2009 a 2016, mas foi no Liverpool de Klopp que ganhou maior notabilidade e reconhecimento. Hoje, apesar dos questionamentos e de não ser considerado o parceiro ideal para Van Dijk, ele pode afirmar que faz o seu papel com muita dignidade e que com certeza foi importante para os títulos recentes – incluindo uma Champions League e uma Premier League – dos Reds.
E Então, o que achou do top? Se quiser saber mais do mundo dos desportos, fique ligado ao nosso site e e na nossa página do Facebook!